terça-feira, setembro 03, 2013

A Resposta é o romance de estréia de Kathryn Stockett, Foi lançado no Brasil pela editora Bertrand Brasil. Ficou em 1º lugar nos Estados Unidos e 80 semanas na lista de best sellers. Um livro que virou filme, e se houvesse um tipo de Oscar para livros, esse com certeza ganharia.
O livro se passa na cidade de Jackson, Mississippi, na década de 60, logo após A Grande Depressão. Uma época de bastante preconceito, revoltas e onde a violência contra os negros era livre. A história gira em torno de Skeeter, uma jovem branca que acaba de voltar da universidade (e que sua mãe vive tentando arranjar um marido), Aibileen e Minny, duas empregadas negras e pobres. Todas se envolvem em um projeto iniciado por Skeeter bastante perigoso, e que poderá mudar a vida delas para sempre.
Para quem não conhece, o livro parece ser moralmente chato. Mas, sinceramente, não é! Depois que você começa a ler, fica curioso pra saber o desenrolar da história e preocupado com os personagens. Eu simplesmente me apaixonei pela Minny, Aibileen e toda a história! Já li o livro mais de 2 vezes e não canso nunca. Ele mostra realidades daquela época e o modo com Kathryn escreve o livro, procurando explorar o ponto de vista das empregadas, é fascinante. Dá pra se dizer que ela realmente incorpora nas personagens e vai no fundo de suas emoções; o resultado disso? Um turbilhões de emoções, pensamentos que você não consegue evitar. 
Considero que esse livro foi fundamental na minha vida, pelo simples fato de me fazer ter curiosidade o suficiente para pesquisar sobre o assunto e mudar meu ponto de vista sobre alguns temas abordados no livro.
A Resposta já ganhou versão em filme: Histórias Cruzadas (o nome em inglês: The Help).
Eu, claro, fui correndo assistir! O filme rendeu 1 Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante à Octavia Spencer, 1 Screen Actors Guild Awards de Melhor Elenco em cinema e vários outros prêmios. Uma coisa que posso confirmar? Mais que merecido! Se eu fosse você, correria pra assistir!

Templateify

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae abtore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit

0 comentários